quarta-feira, 1 de julho de 2009

PROJETO RECICLAGEM / Meio Ambiente

Objetivo Geral: Desenvolver um trabalho de conscientização da importância dos três erres Reduzir, Reutilizar e Reciclar construindo novas alternativas para a preservação do meio ambiente.

Justificativa: O Planeta Terra pede socorro e temos que nos conscientizar que a Reciclagem é uma das alternativas que a humanidade dispõe para salvar a Vida, é preciso mudar hábitos e fazer cada um a sua parte para melhorarmos a qualidade do ar que respiramos a água que bebemos, enfim, a vida de todos os seres vivos do planeta.
Desenvolvimento: Realizaremos durante o ano seleção do lixo, conservação da limpeza do ambiente escolar e atividades com sucata. Olharemos filmes, ouviremos músicas, histórias e poesias sobre o tema. Realizaremos pesquisas e construiremos um manual sobre os cuidados que devemos ter com o lixo.

Tempo de duração: As atividades serão desenvolvidas durante o ano letivo.


PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Objetivos: Promover a conscientização sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis. Identificar as preferências alimentar dos alunos. Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
Justificativa: Após começarmos o Projeto: Reciclagem/ Meio Ambiente percebeu-se, durante o lanche, que deixávamos muitos resíduos e que nossa alimentação não estava sendo saudável. Então começamos a refletir sobre nossa alimentação. A revista “O que é Educação Alimentar?” deu início ao nosso projeto.
Desenvolvimento: Durante o projeto realizaremos pesquisas sobre os alimentos saudáveis. Acrescentaremos uma fruta em nosso lanche diário, sendo que o ideal são três frutas por dia, assim como legumes e verduras. Estudaremos sobre a desnutrição e obesidade. Conheceremos a realidade da fome no Brasil e no mundo. Aprenderemos receitas, músicas, brincadeiras. Olharemos filmes, produziremos textos e histórias.
Culminância: O projeto será concluído, juntamente com a família, com uma oficina de culinária.