quarta-feira, 27 de maio de 2009

Projeto: Eu, Minha Família e a Escola

Objetivo: Levar o aluno a identificar-se como parte integrante de uma família e de uma escola.

Justificativa: Após a realização das entrevistas com os pais, percebeu-se que muitas das crianças nunca tiveram acesso a Escola. Com este projeto a criança poderá identificar-se como filho e também como aluno. Quem ele é dentro da família? Como é sua família? Com quem convive? E na escola, quem é sua professora? Quem faz parte da turma? Onde estão e para que serve cada espaço escolar? Estas e outras questões serão trabalhadas no decorrer do projeto.

Desenvolvimento: O projeto será iniciado com brincadeiras, jogos e músicas de integração. Será pedido fotos da família para conversarmos e entendermos cada uma. Passearemos pela escola. Conheceremos professores e funcionários. Identificaremos os horários e rotina de sala de aula. Construiremos crachás com os nomes, para reconhecimento e identificação, assim como o nome da professora. Realizaremos registros de várias maneiras. Conheceremos a história da escola. Enfim, realizaremos várias explorações corporais, físicas, espaciais, promovendo o conhecimento e integração do aluno na escola.

Recursos materiais: Tinta, massa de modelar, giz-de-cera, folha de ofício, fotos, Cds de música e Dvd com filme relacionado ao tema.

Culminância: Realizaremos no último dia do projeto um lanche coletivo onde convidaremos os pais para participarem.

Duração: 20 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário